quinta-feira, dezembro 03, 2009

Os pincéis e suas funções


Para uma boa maquiagem, além dos produtos certos para a sua pele, você também precisa de pincéis para poder auxiliar você a aplicar corretamente o batom, a sombra e o pó, etc.
Hoje, mais do que nunca é sabido que um bom pincel faz absolutamente toda a diferença em uma maquiagem bem feita e você nem precisa ter um arsenal gigante e habilidades de profissional para saber usar os principais pincéis e conseguir efeitos dignos de grandes maquiadores.
Você precisa ter, pelo menos, um kit básico de pincéis, que deve conter: Pincel de Blush, Pincel Delineador de Olhos, Pincel para Sombra, Pincel de Lábios, Escova e Pente para Sobrancelhas, Aplicador de  Sombra, Pincel para Pó Facial e o Pincel Chanfrado para Sombra.
  • Para passar base
Como é: Tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida. 


Como usar: Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre o produto para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto. A pele fica com um efeito aveludado. 



  • Para passar corretivo
Como é: achatado, fino e menor do que o pincel de base. Quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras com precisão. 


Como usar: passe corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto – assim seu rosto não vai ficar com manchas desiguais do produto.



  • Para passar pó
Como é: deve ter muitos pelos e ser redondo para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Os compactos, com cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo. 


Como usar: com movimentos de vaivém, passe o pincel na zona T do rosto – o centro da testa, as laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo são lugares que sempre pedem uma aplicação de pó para disfarçar a oleosidade. Para não errar na dose, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.
  • Para passar blush
Como é: com cerdas arredondadas ou chanfrado (este é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto). 


Como usar: passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro, antes de aplicar.



OLHOS
  • Para passar a primeira camada de sombra
Como é: com espuma (melhor para aplicar sombras com glitter) ou de cerdas achatadas. 


Como usar: como fiz o produto mas não dá muita definição, é ideal para passar a primeira camada de sombra. Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make.



  • Para esfumar a sombra
Como é: com cerdas fofinhas e formato oval. 


Como usar: faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.



  • Para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios
Como é: tem cerdas finas e bem durinhas (é chamado de pincel chanfrado). 


Como usar: para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.



  • Para fazer um traço bem fino na linha dos cílios e criar efeito de delineador cremoso
Como é: tem a ponta superfina e com as cerdas bem juntas. 


Como usar: desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel.



BOCA
  • Para pintar os lábios
Como é: o de cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios. O de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom. 


Como usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios.



PINCEL LEQUE:
Este é o pincel escovinha e serve para "varrer" excessos de maquiagem do seu rosto (como pó, blush, sombras que caíram embaixo dos seus olhos querendo sujar sua make, etc.).
Mas ele serve também para passar iluminador (ou qualquer efeito luminoso de produto em pó solto) dando um efeito mais difuso e natural.


CURVADOR DE CÍLIOS (CURVEX)
Muitas mulheres sentem aflição só de olhar para ele, mas é fato que um bom curvador de cílios de metal (pois o de plástico costuma ter efeito inferior) deixa qualquer olhar muito mais bonito, só não vale aquecê-lo, pois a área dos olhos é extremamente delicada, e podem acontecer acidentes.



Dicas:
  • Quanto menor o pincel mais pontual será a área maquiada. 
  • Quando mais fino mais delineado será o acabamento. 
  • Quanto mais fofo mais efeito esfumaçado terá. 
  • Na hora da compra, procure observar se o pincel é macio o suficiente, testando-o ou no dorso da mão, ou no próprio rosto. Este é um dos principais requisitos a serem observados, pois quanto mais macio o pincel for, melhor sua performance e ele não irá agredir a pele delicada do rosto. Lembrando que deve ser macio, porém firme. Os pincéis de cerdas naturais fazem toda a diferença, tanto nas definições quanto no acabamento, e ainda melhor, eles fazem com que sua maquiagem fique perfeita por muito mais tempo.

Beijokas, Lari Pitanga.

0 comentários:

 
Puro Glamour © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina